s Queiroz Odontologia - Notícias

notícias

13 de May 2019

Audiolivro ajuda crianças a perderem o medo de ir ao dentista

Dra. Bianca Fiorentin Moura produziu o audiolivro ‘A Viagem ao Consultório do Dentista’ como tese de mestrado em Odontopediatria, realizado na Faculdade São Leopoldo Mandic

Os sons dos instrumentos odontológicos como a cadeira odontológica, a seringa tríplice, o sugador e as canetas de alta e baixa rotação podem gerar medo e ansiedade para as crianças. Pensando no bem-estar da garotada, a Dra. Bianca Fiorentin Moura, da cidade de Chapecó (SC), desenvolveu o audiolivro ‘A Viagem ao Consultório do Dentista’, resultado da tese de mestrado em Odontopediatria, realizado na Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas (SP), referência em Odontologia e Medicina.

O audiolivro é resultado da pesquisa sobre a ‘Avaliação da ansiedade na Odontopediatria mediante instrumento lúdico como condicionamento”, que contou com a participação de 20 crianças, entre 4 a 6 anos. Por meio do teste Facial Image Scale (desenhos que representam emoções), foram analisadas as reações das crianças antes e depois de entrarem em contato com a publicação. Após a aplicação do audiolivro foi notada a redução significativa na ansiedade infantil.

“Com a confecção do audiolivro, quero que a criança vivencie a consulta no dentista de maneira agradável e lúdica, interagindo com o ambiente por meio da fantasia, criando uma estrutura psicológica adequada para isso”, conta a Dra. Bianca Fiorentin Moura.

A publicação conta a história de dois irmãos, Bibi e Dudu, que, durante um sonho, são levados por uma fada ao consultório de um dentista. A fada apresenta às crianças todos os instrumentos que são usados pelo profissional e o passo a passo do atendimento. O material é interativo, com abas que instigam a curiosidade, além de espaços para a criança desenhar e pintar.

Fonte: https://www.segs.com.br/educacao/168182-audiolivro-ajuda-criancas-a-perderem-o-medo-de-ir-ao-dentista