NOTÍCIAS

Gravidez, Cuidado Pré Natal E Saúde Bucal

06 de dezembro 2018
A saúde bucal pode afetar a gravidez?  Há cada vez mais evidências sugerindo a existência de uma relação entre as enfermidades gengivais e os nascimentos prematuros, e de bebês que nascem com peso abaixo do normal. As gestantes portadoras de enfermidades gengivais têm maior propensão a dar à luz a bebês prematuros e abaixo do peso normal.  Outros estudos devem ainda ser feitos para que se estabeleça de que maneira as enfermidades gengivais afeta (...)

SAÚDE BUCAL: 4 CURIOSIDADES SOBRE A LÍNGUA

29 de novembro 2018
A boca é constituída por dentes, língua, gengiva, palato, bochecha e lábios. Todas essas partes são importantes e auxiliam o processo digestivo e a língua tem um papel especial. Hellen Maluly, doutora em ciência de alimentos, explica que esse órgão é essencial para sentirmos o sabor dos alimentos, pois é o que possui maior sensibilidade aos gostos básicos, além de ajudar a digerir os alimentos através da movimentação de suas (...)

Mau hálito pode indicar problemas como refluxo, doenças hepáticas e diabetes

20 de novembro 2018
É sabido que o mau hálito, também conhecido como halitose, acontece principalmente pela falta de higiene bucal. No Brasil, aproximadamente 30% da população sofre com este problema, segundo a Associação Brasileira de Halitose. Mas se a higiene bucal está sendo feita corretamente e o mau cheiro persiste, pode ser um alerta para outras condições, como uma inflamação, ou denunciam o agravamento de uma doença já instalada, como o câncer (...)

Maçã limpa os dentes?

13 de novembro 2018
É verdade que a maçã tem a capacidade de limpar os dentes? Na realidade, não só a maçã, como vários outros alimentos têm a propriedade de limpar os dentes. Estes alimentos são denominados alimentos detergentes. Os alimentos detergentes são todos aqueles alimentos capazes de limpar a superfície do dente, durante a mastigação. Estes alimentos são representados por algumas frutas, verduras e legumes.  Esta limpeza se dá (...)

Bruxismo: Sinais E Sintomas

12 de novembro 2018
O que é Bruxismo? Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolva (...)

Dor de dente: O que é? Quais as causas? E como evitar?

30 de setembro 2018
O que é dor de dente? As dores de dentes são um problema que atinge grande parte da população de diversas idades. Por definição, é qualquer dor que atinge os dentes variando em intensidade, de leve e moderada a severa. A dor de dente é um desconforto físico muito comum no dente ou ao redor dele. Às vezes, a dor de dente pode ser muito forte a ponto de ser descrita como insuportável. Possui causas variadas e resulta em grande incômodo para o paciente, (...)

PACIENTES COM GENGIVITE RECORRENTE PODEM FAZER USO DO GEL PARA CLAREAMENTO DENTAL?

24 de agosto 2018
Um sorriso amarelado é um incômodo para muitas pessoas... Alguns hábitos, como o alto consumo de bebidas escuras, pode favorecer essa situação. Quando isso acontece, existem algumas opções para reverter o quadro e deixar os dentes mais brancos. O clareamento dental pode ser a opção escolhida e, entre eles, o tipo caseiro com aplicação de gel. Nesses casos, é preciso ter atenção redobrada com o estado de saúde da sua gengiva, para ev (...)

POR QUE A ESCOVAÇÃO NÃO ELIMINA A CÁRIE? ENTENDA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA DOENÇA E COMO ACABAR COM O PROBLEMA

20 de agosto 2018
Uma boa escovação dos dentes e higiene bucal é essencial para evitar o surgimento de problemas envolvendo o nosso sorriso e saúde bucal, como a cárie. No entanto, uma vez que ela já exista, não adianta ficar escovando os dentes com toda força, que isso não vai fazer com que suma. Na verdade, isso pode até mesmo causar outros problemas, como machucar a sua gengiva. Entenda como acontece a formação da lesão cariosa, e de que forma você deve (...)

COMO É REALIZADO O TRATAMENTO DE MAU HÁLITO EM CRIANÇAS?

13 de agosto 2018
    O mau hálito é um problema que incomoda tanto o paciente como aqueles que convivem ao redor. Esses casos de odor indesejável na cavidade bucal são comumente ligados aos pacientes jovens e adultos. No entanto, ele também pode acontecer nos pequenos. “Apesar de ser mais comum em adultos, existe sim a possibilidade dos bebês e as crianças também apresentarem halitose Infantil (mau hálito)”, comenta o profissional. Para entender como é o feito (...)

QUAL É O MELHOR MOMENTO PARA INICIAR O USO DO FIO DENTAL EM CRIANÇAS?

06 de agosto 2018
Criança também precisa usar fio dental? Pode ser que muitos achem que não, mas é importante saber que os dentes de leite merecem tantos cuidados quanto os dentes permanentes. Até porque, a saúde dos decíduos pode influenciar diretamente a qualidade dos próximos dentes na cavidade bucal do pequeno. Então, o fio dental é extremamente indicado também nessa faixa etária. Contudo, você sabe o momento de iniciá-lo na higiene do seu filho? A dent (...)

Odontogeriatria: uma especialidade em expanso

25 de maio 2018
O Brasil está envelhecendo mais rápido do que os outros países, afirma estudo da Organização Mundial da Saúde. Atualmente, 12,5% da população nacional é composta por idosos – mas, até 2050, essa porcentagem deve saltar para 30%. A partir destes números, pode-se afirmar que a odontogeriatria é uma especialidade em expansão. Problemas bucais mais frequentes na terceira idade Abaixo, o cirurgião-dentista Fernando Brunetti Montene (...)

Estudo revela que mais de 60% das escovas de dentes so contaminadas no banheiro

25 de maio 2018
O banheiro é um dos ambientes da casa que gera mais discussão entre os moradores. Toalhas molhadas e jogadas no chão, assento do vaso sanitário levantado e com respingos ao redor, pasta de dentes aberta, falta de reposição do papel higiênico. Estudo apresentado recentemente no encontro anual da Sociedade Americana de Microbiologia, em Nova Orleans (Estados Unidos), revelou que mais de 60% das escovas de dentes analisadas em moradias estudantis deram positivo para contaminaç& (...)

Clulas-tronco do dente de leite so promessa de cura.

25 de maio 2018
A busca por fontes de células-tronco tem sido alvo de pesquisas em todo o mundo, afinal elas são a esperança para o tratamento de diversas doenças. O sangue do cordão umbilical é uma dessas fontes, uma das mais estudadas entre os cientistas. Há outra menos conhecida entre a população, mas que se tem revelado promissora na área: o dente de leite. A odontopediatra Ana Beatriz Zaratine explica que as células-tronco encontradas na polpa dental são do (...)

A polmica do fio dental: funciona ou no, afinal?

25 de maio 2018
O uso do fio dental tem sido alvo de grande polêmica entre dentistas e pacientes. Tudo começou há poucas semanas, quando os americanos deixaram de recomendá-lo no “Dietary Guideline for Americans”, um manual usado para direcionar as políticas de saúde nos Estados Unidos. Por lei, as recomendações do guia precisam ser comprovadas cientificamente. Entretanto,  ao ser questionado sobre o assunto pela agência de notícias Associated Press (AP), o gov (...)

Doena hereditria provoca resistncia anestesia local.

25 de maio 2018
Uma longa lista de sintomas define a rara síndrome de Ehlers-Danlos, caracterizada por um defeito na síntese do colágeno. Os pacientes tendem a apresentar fragilidade cutânea, hipermobilidade articular e até problemas na gengiva. Porém, alguns deles relatam um problema curioso: eles seriam resistentes à anestesia local. Para compreender melhor este fenômeno, o especialista em reumatologia Alan Hakim e seus colegas do University College Hospital, em Londres, começaram a se a (...)

Jovens com diabetes tipo 2 tendem a apresentar m sade bucal

25 de maio 2018
Recentemente, foi publicado o primeiro estudo que analisa a relação entre saúde oral infantil e diabetes. A pesquisa foi conduzida pela Universidade de Buffalo (EUA) e avaliou 19 jovens com peso adequado, 14 com obesidade e 16 que, além de apresentarem obesidade, também tinham um quadro de diabetes tipo 2. Os participantes tinham idade entre 10 e 19 anos.  A princípio, o enfoque foi para a saúde bucal: os especialistas ofereceram questionários, realizaram exames clíni (...)

Respirar pela boca ao dormir aumenta risco de cries

22 de maio 2018
As pessoas que respiram pela boca quando dormem e as que sofrem de apneia do sonho correm mais risco de ter cáries do que as que o fazem pelo nariz, segundo um estudo da Universidade de Otago, da Nova Zelândia, divulgado nesta segunda-feira (data local). “Nossa pesquisa respalda a ideia de que respirar pela boca pode ser um fator fortuito vinculado às doenças dentais como a erosão do esmalte e as cáries”, disse a chefe da pesquisa, Joanne Choi, para a “Radio New Zealand&rdquo (...)

Doces e bebidas diets prejudicam os dentes tanto quanto os produtos com acar

22 de maio 2018
Refrigerantes, bebidas esportivas e doces sem açúcar podem ser tão ou até mais prejudiciais aos dentes do que produtos adoçados. É o que diz um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Melbourne, na Austrália. No trabalho, os pesquisadores testaram o impacto na saúde dos dentes de 23 produtos entre doces, refrigerantes e bebidas esportivas açucarados e sem açúcar. Os resultados mostraram que a maioria dos produtos contribui para o amolecimento de 3 (...)

Superdentista leva projeto social do ES para todo o Brasil

22 de maio 2018
Com uma capa de super-herói, de barco, carro ou avião, o dentista Lucas Gazzinelli, morador de Vitória há 10 anos, viaja o país para fazer o bem. Ele, que tem 27 anos, encontrou na profissão um meio de ajudar ao próximo e, assim, atende crianças carentes e com necessidades especiais, por meio do projeto ‘Super Voluntários’. Lucas já foi para o Amazonas, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e, por onde passa, encontra uma realidade diferent (...)

Lentes de contato dental ou facetas de porcelana.

14 de maio 2018
Lentes de contato dentais nada mais são do que facetas cerâmicas realizadas com cerâmicas injetadas que proporcionam maior resistência e resultados mais estéticos com uma espessura muito inferior aos laminados que eram realizados há alguns anos atrás. As facetas cerâmicas, laminados ou lentes de contato dentais, são restaurações dentárias realizadas em casos específicos e trazem resultados incríveis quanto à durabilidade, estét (...)