A Periodontia

A Periodontia é a especialidade da Odontologia que previne e trata das doenças dos tecidos de proteção e sustentação do dente, ou seja, da gengiva, ossos e ligamentos que circundam os dentes. Dependendo da gravidade do problema periodontal, ele pode  ser classificado com uma gengivite ou periodontite.

Gengivite

É a doença periodontal que se limita à gengiva, a qual inflama devido à presença da placa bacteriana que se forma ao redor dos dentes e da gengiva. É de fácil tratamento.

Normalmente, com uma visita ao dentista para profilaxia, uma correta escovação e uso de fio/fita dental, a doença regride, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que sustentam os dentes ainda não foram atingidos.

Os principais sinais são o sangramento após a escovação ou uso do fio/fita dental e a gengiva levemente inchada e avermelhada.

Se não for tratada, a gengivite pode progredir para uma periodontite.

Periodontite

É a doença periodontal que atinge os tecidos de sustentação dos dentes. Nessa doença, o osso vai sendo reabsorvido devido à infecção. A gengiva “descola” dos dentes, formando a chamada bolsa periodontal. Nesse estágio, por se tratar de algo mais grave, consultar o dentista é importantíssimo, pois, se não tratada a tempo, a doença pode causar a perda dos dentes. Depois de tratada, escovar os dentes e usar o fio/fita dental corretamente ajuda a prevenir essa doença e manter a saúde oral.

A Causa

A principal causa da doença periodontal é a placa bacteriana, que é um acúmulo de bactérias vivas e de resíduos de alimentos que se depositam sobre os dentes quando não é realizada uma boa higienização bucal. Entretanto, existem outros fatores que podem agravar a doença, como fumo, estresse, alguns medicamentos, mudanças hormonais como no caso das mulheres durante a gravidez, diabetes e outras doenças que afetam o sistema de defesa do organismo.

Os Sinais

Quem tem doença periodontal dificilmente sente dor. Os principais sinais são:

• Sangramento ao escovar os dentes e ao passar o fio dental;
  • Gengivas vermelhas e/ou inchadas;
  • Dentes amolecendo ou mudando de posição;
  • Mau-hálito constante ou gosto ruim na boca.

O Tratamento

Inicialmente, o tratamento deverá ser feito pelo dentista. No caso da gengivite, a profilaxia (limpeza), a escovação e o uso do fio/fita dental regulares regridem a doença. No caso da periodontite, deverá ser feito um tratamento mais profundo como as raspagem, e em alguns casos, dependendo da gravidade, poderá ser necessário tratamento cirúrgico. Deverá haver um controle rigoroso,  tanto pelo dentista quanto pelo paciente, através da escovação e o uso do fio/fita dental.

A Prevenção

Prevenir a doença periodontal é muito fácil! Basta ter uma escovação efetiva e regular, e usar diariamente o fio/fita dental. As visitas regulares ao dentista ajudarão a prevenir essas e todas as outras doenças da boca.