Tratamento Ortodôntico

O que é a Ortodontia?

Ortodontia é o ramo da odontologia especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais. O termo técnico para estes problemas é “má-oclusão”, que significa uma relação de contato incorreta entre os dentes superiores e inferiores. A Ortodontia visa a harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares, proporcionando um equilíbrio facial adequado.

Quando procurar um especialista em Ortodontia?

Um especialista em Ortodontia deve ser procurado a partir da dentição de leite completa ou em qualquer fase da vida adulta. A partir dos 4 anos já é possível detectar problemas na mordida e iniciar um tratamento com técnicas próprias para a idade. Nesta idade é comum observarmos problemas relacionados à respiração bucal, hábito de chupar dedo ou chupeta, interposição da língua (falar projetando a língua para fora ou interpor a língua no meio dos dentes durante a deglutição).

A Ortodontia pode tratar pacientes adultos?

No passo, o tratamento ortodôntico estava associado às crianças. Entretanto, o processo básico que envolve a movimentação dos dentes é o mesmo em qualquer idade e com isso os adultos também podem se beneficiar com o tratamento ortodôntico.

Por que buscar um correto alinhamento dos dentes?

• Considerando o contato adequado entre os dentes superiores e inferiores, o correto posicionamento dos dentes contribui para uma melhor mastigação.

• Dentes mal posicionados ou que não encaixam direito são difíceis de conservar limpos e conseqüentemente, estão mais suscetíveis à ocorrência de cáries, doenças da gengiva e perda dentária. Eles também causam uma sobrecarga nos músculos da mastigação, o que pode acarretar dores de cabeça, dores na região dos ombros, costas, pescoço e ouvido.

• A auto-estima de uma pessoa freqüentemente melhora à medida que os dentes, lábios e face são conduzidos a uma harmonia. Neste caso, o tratamento ortodôntico pode beneficiar o sucesso social, profissional, bem como melhorar a atitude geral de uma pessoa em relação à vida.

Qual o tempo de duração de um tratamento ortodôntico?

Para cada paciente, construímos um plano de tratamento individual de acordo com diagnóstico, o tipo de tratamento envolvido e a sua cooperação no processo. Em alguns casos, o tratamento poderá terminar antes do prazo previsto e em outros, poderá levar mais tempo para a finalização.

O que acontece se problemas ortodônticos não forem tratados?

Dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries e de doenças periodontais (perda de osso em volta dos dentes) devido à dificuldade de higienizar os dentes quando eles não estão bem alinhados. Dentes protruídos (dentes para frente) são mais suscetíveis a traumas e fraturas. Dentes desalinhados podem prejudicar a auto-estima do indivíduo. Dores musculares, dores na face e outros problemas funcionais podem ocorrer devido à falta de tratamento ortodôntico.

Dicas para que seu tratamento ortodôntico seja um sucesso:

• Compareça sempre às consultas agendadas para a manutenção do seu aparelho;

• O uso do aparelho ortodôntico exige cuidados maiores com higiene bucal. Nós lhe acompanharemos durante todo o tratamento e daremos as orientações necessárias para a boa conservação e limpeza do seu aparelho;

• Procure sempre cumprir as orientações que lhe passamos sobre os cuidados para sua alimentação, para que não quebre ou danifique seu aparelho ortodôntico.

Lembre-se: A sua colaboração é muito importante para que seu tratamento seja bem sucedido. O tempo de duração do tratamento ortodôntico depende muito de você.